24.8.06

Capitulo II - Me voy!

Assim foi, umas coisas boas, umas coisas mas.
Barcelona é sem duvida uma cidade fascinante mas talvez o seja mais em epoca baixa (se é que aquela cidade alguma vez tem isso).
Mas, apesar de todas as coisas por que passei, e por algumas coisas que passei, nao me sentia ajustado ao sitio. Nao me sentia em mim nas cidade de Gaudi.

Saiu um filme cujos posters anunciavam "Verano en Berlin"... Nome sedutor. Sonho meu, so materialiyavel numa pelicula de hora e meia... Ou pelo menos pensava eu.

Um dia, por motivos de "forca maior", faltei ao trabalho e com receio de ser despedido fui falar com o gerente acerca disso. Disse-me que tanto eu como todos os outros que distribuiam flyers iamos ficar sem trabalho pois aquele tipo de publicidade nao estava a funcionar. É verdade, estava sempre às moscas...

Nesse dia, desolado por nao ter fonte de dinheiro e por estar a atravessar mais um dia de nao me sentir bem onde estava, juntei-me ao guitarrista no parque e sentei-me na relva a pensar na vida...

Desolado, triste com a vida, perdi o unico emprego que tinha e a paciencia para procurar outro era pouca... Amigos a irem embora. Perder pequenas amizades que construi. O que estava eu a fazer ali? Escorregava tudo pelos dedos...
Claro que podia procurar emprego. Claro que podia tentar novas amizades. Vontade era pouca.

Foi entao que um raio me atingiu... Por que nao ir a Berlim este verao? Nao me custaria nada. Entre estar sem trabalhar e a gastar dinheiro em Barcelona ou em Berlim, para mim era o mesmo do pondo de vista monetario...
Ja do ponto de vista pessoal.. Berlim.. Nem podia acreditar que estava a pensar mesmo nisso.
"E é possivel? Como? Quando? E bilhetes de aviao? Sera carissimo..."
Mas possivel é...

Entretanto encontrei um portugues, ainda por cima conhecido. E que bem me soube falar um pouco de Portugues. Nunca pensei ter tantas saudades de casa e das suas pequenas coisas.. Aquecia o coracao quando ouvia Cla cantar em Portugues..

Despois de um dia de reflexao, e de voltar aos meus sentidos, fico adiada para o dia seguinte a decisao.

Entao decidi: "Vou a Berlim! E vou faze-lo de uma forma que ha muito sonho. Vou à boleia!"
Mudanca de planos! Completa! Pouco comum em mim e tao em cima do joelho. Faz-me bem.
Como diz uma t-shirt que entretanto comprei em Barcelona: "Atencion! No planificar!"

Sentia dentro de mim a vontade e gana de faze-lo. Pelo menos uma vez na vida tinha que viajar a boleia. Parece-me esse um dos pontos maximos de um verdadeiro viajante (em oposicao a um turista).
Que melhor forma de viajar e conhecer pessoas e culturas? Convenientemente é tambem uma forma baratissima de viajar... Pode levar tempo, mas o beneficio compensa o custo.
Decidi faze-lo mas estava consciente do perigo que corria.

Dias seguintes a pensar no assunto, a ver mais ou menos quais seriam os destinos. Berlim, Yurique, Frankfurt, Paris, Amsterdao, Munique... Ideias muitas... Mas agora vamos la pensar nisto a serio..
Voltas e reviravoltas na cabeca. Ir aqui? Acabar ali? (obrigado RyanAir pelo voo Frankfurt-Porto a 14euros e Paris-Porto a 25euros...)

Fico decidido que iria comecar em Zurique. Casa da Nina, que conhecera no apartamento onde estive em Barcelona.
E acabar onde? Ver Paris em Setembro com poucos turistas? Parece boa ideia...
Ver Berlim durante 15 dias? Parece-me uma optima ideia...
E que mais? Fazer desvio ate Amsterdao? E casa, arranjo? Hummmm... Ta complicado...

Decido acabar em Paris. Destino bom mas fica o saborzito de Berlim na boca, nao? E quanto mais tempo fico fora mais dinheiro gasto...
E como a situacao na faculdade ainda ta um pouco nublada sera boa ideia ficar tanto tempo fora e sujeitar-me a que aquilo nao se resolva?
Ahhhhhhhhhhhhh e agora?!?!?

Mudanca constante de planos...
Depois de ponderar um pouco... Paris é cortado da lista e Amsterdao tambem.. Posso atirar-me à aventura mas posso dispensar algum perigo e como os voos agora sao baratissimos prefiro ver menos cidades mas bem do que ver tudo a correr. Nao estou a fazer InterRail nem penso que tao cedo o farei.

Duas certezas... Comeco em Zurique em casa da Nina e acabo em Frankfurt vindo de Berlim.. Datas? Vou para Zurique assim que puder, i.e quando a Nina tiver disponibilidade. Termino a viagem num dia em que o voo seja barato e nao demasiado tarde por causa da faculdade.

Entretanto fica decidido (mas mutavel).. Destinos: Zurique, Frankfurt (com paragem em Heidelberg), Berlim, Leipzig, Frankfurt, Porto. Meio de transporte? Boleia (excepto quando a RyanAir gentilmente me cede um voo Frankfurt-Porto por 14 euros, claro)

---------------

Esperando resposta da Nina... Sabado nao, melhor Domingo... Arrumar malas, dizer ate à proxima, enviar mails (muitos), perguntar datas.
Tudo tratado? Vamos a isso? Vamos!

E à medida que o meu espirito assenta, o receio levanta... Andar à boleia... Um sonho mas com possiveis consequencias, que podem ir do leve ao muito serio.

Os dias demoram a passar.. So quero que chegue o dia.. Mas ao mesmo tempo, sera que tou preparado? Sinto-me a tremer por dentro.. Pela intensidade da aventura e pelo medo.. Dificeis de distinguir..

Vi a Nina partir... Chegou no mesmo dia a Zurique, às 2h da manha.
Ve o Geordie e a Ophelie a partir... Nao pode ser assim tao dificil..

Tento sacar dicas de como fazer. O que fazer e o que nao fazer. Procuro na net. Pergunto a pessoas..
Ninguem me consegue preparar, nao é? Sou so eu. Eu e mais ninguem.

Este estado de vulnerabilidade faz-me confusao. Ainda por cima por ser o que é. Parece que ninguem me quer ajudar. Que me dizem: "Tens que ser tu a ver por ti proprio."
E se eu me engano? E se corre mal? E se tomar a decisao errada? E se...?

Mas a verdade é mesmo essa. Tenho que ser eu a ver. Se estou preparado? Sei la? Sera que alguma vez alguem sabe?
So o saberei quando comecar. Ate la espero ansiosamente e penso. Vou fazer hitchhiking. O meu sonho vai se tornar relaidade. Obrigado Kinga (ver links sugeridos)






Aqui estou eu, no carro de um casal catalao.. Ao som de The Doors la vou a caminho de Valence. Sabia la eu o tempo que la ia ficar...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

bem, mudas mais depressa que um piscar de olho. Vou ter que reler para percerber para onde vais...?
entretanto reencaminhei este teu espaço a uma amiga. Toma lá a resposta:
Bom dia, minha linda,



Diz ao teu sobrinho que acabou de me proporcionar uns belos minutos de leitura, reflexão e visão de coisas bonitas!... Cativante, é a palavra (como no principezinho).

Estás boa? Temos de nos visitar.

Beijos

t.
isto devia entrar um foto que não entra! vou mandar por mail
Beijs Marga

August 24, 2006 12:52 PM  

Post a Comment

<< Home