2.9.06

Cap VII - Em busca de sitio para pousar...

Tübingen...
Sai de uma cidade pequena. Passei para uma metade da anterior.

Esta viagem e para mim tambem uma procura por um sitio onde ficar. Seguir conselhos sabios. Procurar cidades universitarias. Polos de conhecimento. Ponto de encontro de muitas coisas, muitas ciencias, muito conhecimento.

Procura de onde quero ficar nos proximos tempos. Lisboa nao e opcao, Portugal nao ta na lista. Entao onde? Tempo para pensar. Nao tanto para me comecar a candidatar.
Entao por que nao ver alem das fotos que tao na net. Por que nao visitar de facto as cidades de que se fala? Ca estou. Olhos abertos, ouvidos atentos.

Heidelberg? Por que nao? Pequenita mas engracada. Talvez um ambiente quente e amigavel. Cultura q.b., paisagens, bicicletas... A considerar...
Tübingen? Ai ja fica mais dificil.. Parece uma enorme aldeia de bonecas, onde tudo esta cheio de cores e pintadinho. 60000 pessoas e muito pouca pessoa para quem vem de uma cidade com 600000 (sem contar com arredores). E a cidade nao me chama. Nao me encanta.

Sim, tem sitios bonitos para ver. Sim, deve ter um ambiente academico mais intenso que o de Coimbra. Sim, deve ter muita coisa mais que obviamente um dia so nao me deixou ver...

Mas sinto que nao e para mim. Nao tao pequena e abonecada. Turistica...
Bonita de se ver mas so por uns dias. De passagem. Nao para viver...




Sim tem umas Bäckerei fantasticas.. Da vontade de comer tudo o que esta na imagem.. E acreditem que havia muito mais e com igual ou melhor aspecto.. Ate agora do que vi da Alemanha parece que eles tem disto em todo o lado.











Mas preciso, neste preciso momento de muito mais que isso... Pessoas, actividade, dinamismo, viver, cheirar, crescer, olhar ao longe e repirar fundo.

-----------------------------------------

Berlin aproxima-se de mim como eu dela. Ou dele? Masculino ou feminina? Masculino, acho. Assim o sinto pelo menos.

Ha um ano que sonho com visitar a cidade. Desde ha um ano que tem vindo a crescer em mim uma paixao irracional e infundamentada por uma cidade que nunca visitei. Tanta coisa aconteceu e esta a acontecer naquela cidade. Acho que e isso que me seduz e me deixa ser levado pelo seu aroma.

Mas agora que a hora se aproxima de conhecer esta gigante cidade, sinto fascinio e pavor.
Medo de nao gostar. Medo de ser um soco no estomago. E se for? Ridiculo especular ou questionar. Amanha la estarei para ver. Com os meus proprios olhos e tocar com as minhas maos onde ha 16 anos estava um muro que separou gentes, familias e amigos durante 40 anos.

Fico la uns tempos largos. Mais do que escolhi em qualquer das minhas passagens. Ali nao sera passagem. Sera ficar pouco tempo. Mas cheirar, ver, ouvir. Sempre. Descobrir a cidade e descobrir-me a mim nela.

O que e Berlin? Porque esta estupida paixao? Amor platonico? Mas eu nem sequer olhei uma vez que fosse para a cidade. Fotos, net, imagens. O que isso comparado com um varrer de olhos pela Alexander Platz? Nada, e uma imagem fria. Pessoas, bicicletas, metro, verde, vida.

3.400.000 habitantes. Segunda mais populada cidade da UE. O que me espera?

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Que aventura, rapaz! Com entusiasmo, emoção, espanto, curiosidade, e eu sei lá que mais, cá continuamos diariamente a acompanhar os teus relatos e experiências. "C.I.Q." - é o que me ocorre dizer. Grande abraço. ht PS: Não é propriamente Ideal que te desfaças em elogios qd te referes às "Bäckerei"(?!...)

September 04, 2006 2:15 AM  

Post a Comment

<< Home